“Como num passe de mágica, um retorno à era Beatles”

Hocus Pocus no espaço Multiuso da UFV

Uma das melhores bandas cover dos Beatles, Hocus Pocus, que já participou do Beatle Week Festival nos “palcos sagrados” de Liverpool, foi mais uma atração da Festa Flash Back. A banda formada por Beto Arreguy (guitarra solo, violão e voz), Walter Andrade (baixo e vocal), Jô Andrade (bateria e percussão), Teco Mafra (teclados e voz) e Daniel Lima (guitarra base, violão e voz) iniciou o show agitando o público ao som de Twist and Shout. Além de “medalhões” como Help, She loves you e Let it be, o repertório inclui músicas não convencionais especialmente para os beatlemaníacos. Em homenagem ao álbum que completa 40 anos, eles tocaram algumas músicas do disco Revolver.

O baixista Walter, que fez parte da formação original, assim como o baterista Jô, falou ao Estúdio Ao Vivo sobre a banda fundada há 22 anos.

Tom Hertz · Como é ser um Bealtemaníaco, ainda mais nos dias de hoje que tem um pessoal que não viveu a época, mas escuta e gosta muito?
Walter Andrade · Viver Beatles é bom demais. Pra nós, que (os Beatles) foram da nossa adolescência na época de 60/70, representa muito. E o interessante é que as músicas parecem ser bastante atuais. Haja a vista que o pessoal mais jovem tem seguido a gente como no orkut… O pessoal mais jovem sempre vai aos shows, parece ser bem mesclado mesmo, pais, filhos estão sempre nos shows.

Tom Hertz · E o público exerce influência sobre o repertorio de vocês?
Walter Andrade · Com certeza. E existem alguns quiz que a gente faz no orkut. Dependendo do lugar que a gente faz os shows são sorteados ingressos. Então todo mundo fica sempre sugerindo que toque determinadas músicas. E pra gente é uma surpresa porque ultimamente estão vindo pedidos de músicas que não são tocadas normalmente. Porque tem uns medalhões como Help, She loves you, Yellow Submarine. E tem aquelas mais difíceis (de serem pedidas) como Rain, que são músicas que nós chamamos de lado B.

TH · Como é pra vocês ser uma banda cover e manter a identidade do grupo? Não ser somente uma imitação dos Beatles?
WA · A gente procurou preservar esse lado da identidade nossa porque tem muita banda por aí que começa como cover de Beatles mas pretendendo fazer um lançamento próprio. No nosso caso não, a banda foi feita há 22 anos com o objetivo de fazer só musica dos Beatles mesmo. E a gente está aí até hoje fazendo música dos Beatles. Diferentemente de outras bandas cover a gente não costuma se caracterizar. O pessoal se preocupa muito com o terninho, no meu caso já deveria usar uma peruca (risos). Ficam mais preocupados com a aparência do que com a parte musical. A gente sempre se preocupou com a parte musical mesmo, em fazer aquilo que eles faziam em estúdio na época.

TH · E de onde surgiu o nome Hocus Pocus?
WA · Hocus Pocus é uma expressão latina que significa abracadabra, fazer mágica, iludir… E a gente achou que tinha a ver com nosso trabalho por que o que a gente tenta fazer é um resgate daquela época. Pra fazer com que as pessoas voltem àquela atmosfera Beatles. Então, como num passe de mágica, um retorno à era Beatles.

O mais novo integrante, Daniel Lima, revelou a satisfação de tocar na banda:

“Eu escuto Beatles desde criança. Quando eu comecei a tocar violão e em minhas primeiras tentativas de banda, com 13/14 anos, o Hocus Pocus já estava na estrada há algum tempo. Eu peguei uma época que eles faziam shows enormes em Belo Horizonte e nessa idade, com 14/15 anos, minha irmã me levava. Há um tempo conheci o Hocus Pocus pessoalmente e de repente veio o convite pra participar. Então está sendo muito bom, não só o prazer de tocar Beatles, mas o prazer de tocar com o Hocus Pocus“.

···
Confira a comunidade do Hocus Pocus no Orkut:
Hocus Pocus Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s