Quem não sente certa nostalgia (de qualquer coisa que seja) ao ouvir aquela música que soa praieira e, ao som de uma guitarra havaiana, diz: “Garota eu vou pra Califórnia, viver a vida sobre as ondas”? Essa música, composta por um tal Luiz Maurício Pragana dos Santos, em parceria com o renomado jornalista e produtor musical Nelson Mota, fez parte do primeiro álbum de um dos maiores ícones da música brasileira.

Luiz Maurício, mais conhecido por todos como Lulu Santos, começou a tocar aos 12 anos e, ainda na adolescência, fugiu de casa a viajar pelo Brasil com hippies. A rebeldia do garoto era motivada pelo ‘autoritarismo’ do pai, engenheiro da Aeronáutica, que sonhava em ver o filho seguir carreira militar. Aos 19 entrou de vez para o mundo da música, com a banda Veludo Elétrico. No ano seguinte, ao lado de Lobão, Ritchie e Fernando Gama, formou a Vinama, grupo com o qual gravou alguns compactos. Antes ainda de se tornar Lulu Santos, participou do vinil Ave Noturna de Fagner, compôs trilhas para filmes e trabalhou como selecionador de trilhas sonoras para novelas da Rede Globo.

Apesar de já ter uma carreira musical construída a duras penas, foi com Tempos Modernos, LP lançado em 1982, que Lulu ganhou notoriedade, aos 29 anos. Como propulsoras do sucesso do disco de estréia, a faixa que dá nome ao disco e De Repente, Califórnia. Além delas, De Leve, versão de Get Back, dos Beatles, também caiu no gosto popular.

O LP alavancou a carreira do músico, mas criou um rótulo em seu trabalho fadando alguns de seus discos posteriores ao fracasso, caso de Popsambalanço e Outras Levadas, quando procurou misturar o pop a outros ritmos brasileiros, e Mondo Cane. Mesmo com altos e baixos na vida artística, alguns anos depois de seu disco de debute Lulu recebeu a alcunha de Rei do Pop, lançou mais 19 cds (o mais recente se chama Letra e Música). O artista continuou destilando sua venenosa ironia e bom humor nas canções que compunha e, como rei nunca perde a majestade, se mantém soberano perante a nobreza da pop-music no Brasil há 25 anos. Vida longa ao Rei Lulu!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s