O vestibulando Flávio Barbara Reis, de 17 anos, é de Três Pontas [sul de Minas Gerais] mas está em Campinas – SP para realizar, nesse final de semana, a prova da Fuvest. “Assisto muito filme e estudo nas horas vagas” é o que diz o aspirante a ‘diretor de Cinema’ ou ‘de Fotografia’. Flávio julga “fascinante, de uma hora para outra, o personagem saltitar e cantar em uma coreografia ensaiada” e diz que para um Musical ser considerado bom é preciso ter “músicas bem escritas e coerentes com o texto, e uma boa história, é claro”.

“Na realidade a minha preferência é por dramas que buscam revelar o interior da personagem, mas musicais são minha segunda paixão”, mesmo assim um dos moderadores da comunidade do Orkut Eu amo musicais.. e daí? foi o convidado da semana para o Fã de Carteirinha.

Preferência
O que me marcou e me fez gostar de musicais foi Moulin Rouge. O fato do diretor usar de músicas já conhecidas pelo público e envolvê-las em uma história realmente charmosa, e como plano de fundo Paris, me marcou bastante. Ewan McGregor como ator principal também ajudou muito. Adoro os trabalhos dele.

Come What May
É cantada no momento que se aproxima o clímax e ‘no’ clímax do filme, onde os amantes compoem uma canção secreta e quando um se sentir solitário basta cantarolá-la que se sentirá melhor. Eu gosto muito dela porque quando eu sinto alguma coisa ruim eu começo a cantar e ela me passa uma idéis de esperança.

Diretor
Baz Luhurmann, o melhor. Câmera ousada, visionário e sem medo de errar, foca o essencial da cena e explora ao máximo os atores. [Gostei de] Moulin Rouge e Romeu e Julieta, Strictly Ballroom ainda não assisti pois não consigo achá-lo, nem pra venda. Eu pretendo fazer drama, mas me ousaria em voltar para um musical ou suspense.

Atuais·Antigos
Deu uma piorada bem grande. Como toda regra tem suas excessões, salvam muitos, mas a maioria está mal feita porque o público alvo de musicais é bem pequeno e eles não investem mais tanto nessa área. High School Musical é a prova disso. Filme de mal gosto feito pra criança cantar, não tem história, é muito chatinho e mal interpretado.

“Deu uma piorada bem grande”
A magia do cinema… não tem como explicar, é uma coisa boa que você sente com filmes mais antigos que você não consegue sentir com a maoiria dos recentes. E isso não acontece somente com musicais. A ingenuidade com que eram feitos os filmes, com o intuito de divertir e não de ganhar dinheiro. Gosto muito de “A Noviça Rebelde” e “O Mágico de Oz“. Eles têm exatamente essa ingenuidade em cada cena, com o intuito de divertir. Em “O Mágico [de Oz]“, o começo já diz: “essa história é para os puros de coração…”, e quem não tem esse sentimentalismo ao ver o filme não conseguirá receber o que ele quer transmitir.

Teatro
Já tive contato com um: O Fantasma da Ópera, este ano, na última semana de exibição [dia 19 de abril, no Teatro Abril em SP]. Fantástico, sem explicação. A melhor experiência no teatro que já tive. Havia gostado [do filme], mas não muito. O filme foi uma produção bem feita, mas mal intrepretada, o que tirou o brilho dele. Basicamente, [no teatro] você vê as cenas iguais às do filme, só que bem melhores interpretadas e dirigidas.

Pior
Cats. Eu não posso falar muito porque eu ainda não consegui assistí-lo até o fim, mas as músicas são irritantes e a história é péssima. Não há como comparar, é muito ruim mesmo. [Por exemplo] a musiquinha Jellicle cats, a coreografia embaralha a vista e a música é repetitiva demais.

Lançamentos
Muita coisa promete. O que eu mais espero para este ano é Sweeney Todd, com Johnny Depp [dirigido por Tim Burton]. Conta a história de um pai injustiçado que quer vingança. Ele se torna um barbeiro que mata seus clientes e os manda para uma amiga. Ela transforma os cadáveres em tortinhas que viram a sensação de Londres. Estréia no natal nos EUA.

Deixe um comentário

