Dificuldade: essa provavelmente é a palavra que define os primeiros anos de Raymond Charles Robinson, ou apenas Ray Charles. Aos sete anos de idade, o garoto teve um glaucoma, que o deixou totalmente cego e ainda na adolescência, ficou órfão.O Gênio, como era chamado, terminou seus estudos de música numa escola para cegos, na Flórida, e ganhou o mundo com suas canções e voz inconfundível. O Flashback de hoje vai falar um pouco do álbum The Genious Hits The Road (HitsTRoad), um dos maiores sucessos de Ray, um pioneiro da soul music – uma mistura do Rithm and Blues com música gospel.

O disco foi lançado em 1960e pode ser considerado um trabalho conceitual pois, 12 das 19 músicas* falam de localidades americanas, como: Alabammy Baby, Blue Hawaii e California, Here I Come.

O maior sucesso, porém, ficou por conta de Geórgia On My Mind. Uma música composta em 1930 por Stuart Gorrell e Hoagi Carmichael, que virou uma espécie de hino no estado americano da Geogia após a gravação de Ray – que fora também sua primeira gravação. Outro grande sucesso do disco foi Hit The Road Jack, que o cantor tocou em todas as suas turnês porteriores.

HitsTRoad conta um pouco dos EUA na voz marcante e belas melodias de um Ray Charles que se consolidaria, logo após esse álbum, como um dos maiores nomes da música norte americana. O Gênio morreu em 2004, aos 74 anos de idade e após mais de 40 anos de carreira.

*O disco foi lançado originalmente com 12 músicas em 1960, a versão com 19 faixas foi uma remasterização feita em 1997, que adicionou sete bônus tracks.

Um comentário sobre “

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s