Com o vento a favorA Black Music é uma das correntes musicais mais fortes dos EUA. De tudo o que fez (e ainda faz) sucesso no país, desde o blues de Robert Johnson, o rock n’ roll, até hoje é o que mais produz hits e o que mais vende. As mutações, porém, são muitas. Nas duas últimas décadas o mercado fonográfico viu nascer grandes estrelas, dos mais variados gêneros da BM, do Rap ao soul.


Uma das maiores representantes do R&B da década de 90 é Mariah Carey. Com sua voz potente a cantora conquistou legiões de fãs e foi uma das mais bem sucedidas nas vendagens de disco. Outro ícone foi o também americano R. Kelly, que emplacou o hit I Believe I Can Fly (tema do filme Space Jam). Além deles: Seal, Lauryn Hill e os gupos TLC e Destiny’s Child alcançaram sucesso considerável.

Quem também abusava do R&B eram as boys band. Backstreet Boys e N’Sync, foram os maiores expoentes no fim da dos anos 90. Com vocais inspirados em bandas antigas da soul music, como The Temptations, os rapazes conseguiram fãs nos quatro cantos do mundo e obtiveram raro sucesso. O cd Millenium do Backstreet Boys vendeu nada menos que 30 milhões de cópias.

No começo desse novo século surgiram novos nomes nesse cenário musical. Casos de Beyouncé (ex-Destiny’s Child), Alycia Keys, Usher e o irreverente Outkast, o duo que misturou funk e hip hop e fez um estrondoso sucesso com o hit Hey Ya’.

A linha que separava o Hip Hop do R&B era cada vez mais tênue. Criando-se com essa mistura dos dois estilos o que é denominado, hoje, ‘Urban Music’ ou ‘Urban Radio’. Os precursores dessa fusão foram: Timbaland, Lauryn Hill e Nelly.

Entra ano, sai ano, e a BM é recorde de vendagens na América do Norte e, no mercado musical do exterior, também é cada vez mais forte.

4 comentários sobre “

  1. Oswaldo, gostei da sua nota. Mas, gostaria de fazer apenas um correção e dar uma informação importante que faltou.

    Na verdade, o R&B é um gênero musical artificial. Ele foi criado em finais da década de 1940 pela Billboard; é que antes, qualquer música feita por negros que não fosse Jazz, Sou ou Blues era chamada de Étnica. Daí, eles mudaram o nome pra diminuir a carga de preconceito.

    A correção é sobre a citação dos BSB. Tá, eles podem ter usado características musicais do R&B, mas nunca se enquadrariam nesse gênero. Só pode ser tido como intérprete de R&B quem é negro ou é filho de pai e/ou mãe negros.

    😉

  2. Grande Pacheco. É sempre bom que pessoas com amplos conehcimentos musicais se manifestem aqui.

    Na verdade os estilos de música acabam se popularizando e a própria mídia começa a enquadrar uma diversidade de artistas que têm características de um estilo NO próprio estilo.

    Isso acontece aqui no Brasil mesmo, se a gente pegar a MPB. Hoje, Música Popular Brasileira inclui muito mais coisa do que apenas os “clássicos” dos festivais de mpb.

    Fica a dica do André.. Vlw pela força de sempre =)

  3. Claro, Lara, Concordo contigo. Mas dentro dos Estados Unidos a coisa é um pouco mais diferente. Nunca um discos dos BSB – ou algum compacto – ganharia a denominação de R&B. A própria indústria não aceitaria isso, e nem os cantores e produtores do gênero.

  4. Fala André!
    Rapaz, taí uma coisa que eu realmente não sabia sobre o R&B. Mas o que eu quis dizer no caso do BSB, era em termos de elementos musicais mesmo. O som deles é recheado de elementos do R&B, principalmente no quesito vocal. Os corais de vozes que eles faziam lembravam muito os de bandas antigas, como os Temptations, que eu citei no texto. Acho que eu não fui muito claro no post, até pq realmente não sabia dessa info.

    Valeu mesmo pela dica!
    Abraço,

    Oswaldo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s