Nada mais justo que o Estúdio ao Vivo contar um pouco d”o Grande Encontro” que dois pernambucanos e dois paraibanos fizeram para cantar um autêntico repertório nordestino. O primeiro cd que registrou no mesmo palco a presença de Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo foi gravado ao vivo, em 1996. No ano seguinte o [re]Encontro aconteceu em estúdio e sem a voz de Alceu.

A gravação mais recente do projeto aconteceu em 2000 no Garden Hall [RJ], com produção também de DVD. Elba convidou o pernambucano Lenine, Zé Ramalho chamou o cearense Belchior e Geraldo levou o baiano Moraes Moreira. As faixas revelam clássicos da música regionalista como Táxi Lunar, Lá e Cá e Petrolina-Juazeiro.


Tentando aproximar o primeiro do terceiro cd, o Estúdio misturou a letra de Sabiá [composição de Luiz Gonzaga e Zé Dantas – Faixa 1 cantada pelas quatro vozes no primeiro encontro] com O Canto da Ema [composição de João do Valle – segunda música do pout-pourri da Faixa 14 do último lançamento].

No tronco do juremar gemeu a ema.
Foi um sinal bem triste
Pois, no meio do seu canto,
Traz a ema, a todo mundo,
um bocado de azar.

Perguntando pro meu bem:
– Psiu, diz por favor,
Será o nosso amor,
Que vai se acabar?

Acho que é muito, muito cedo
Pra esse amor acabar, meu benzinho.
Tem pena d’eu, morena,
Tenho o coração vazio.
Alivia a minha dor
Dá um beijo pra se acabar esse medo, morena,
Vem me beijar!

···

O tão esperado 4º “O Grande Encontro” não tem previsão de ser produzido. Quando Geraldo Azevedo esteve em Viçosa [relembre aqui]

, falou com o pessoal do Estúdio que “não é fácil manter esse projeto porque nós temos a carreira bem definida cada um. Para gente parar e se organizar tem que ser com muita antecedência pra combinar as agendas”. Mas não descartou a possibilidade – e vontade – de se reunirem novamente. “Eu tenho certeza de que todos vão conceder uma hora pra gente fazer um outro momento e registrar de novo porque, realmente, o Grande Encontro se faz no palco e na platéia, junta o público com nós quatro juntos”.

Deixe um comentário

