É do Maranhão que vem o ídolo da sessão Fã de Carterinha. O hábito incontrolável de José Ribamar Coelho Santos em consumir doces e balas acabou por refletir no nome artístico de Zeca Baleiro. O não-rotulável músico de sotaque nordestino-paulista engloba em suas produções estilos variáveis que justificam sua a grandeza multimusical. Estreando em 1997 na gravação de cds, logo com Por Onde Andará Stephen Fry? Zeca foi disco de ouro [conquistado também por vários outros lançamentos]. O próprio rit Vô Imbolá [do cd de mesmo nome – 1999] explica a proposta de som do compositor, músico, poeta, produtor e autor de peças de teatro:

Vô imbolá minha farra
Minha guitarra meu riff
Bob dylan banda de pife
Luiz gonzaga jimmy cliff
Poesia não tem dono
Alegria não tem grife

A juizforana Juliana Sobral é formada em Administração pela Estácio de Sá e há dois anos se considera fã do Zeca – como ela trata carinhosamente. No show que foi mês passado no Rio de Janeiro ela o conheceu no camarim. “Fui recebida com muito carinho. Ele é muito simpático e paciente com os fãs, está sempre de bom-humor”. Convidada para a sessão de hoje, Juliana faz parte da comunidade Baleiroteca (Zeca Baleiro)

e, de acordo com seu perfil no Orkut, as cinco coisas de que não consegue viver sem são: família, amigos, dindim, Zeca Baleiro e celular.

Primeiro contato
Ouvia [as músicas do Zeca Baleiro] na rádio. Um ano ele esteve aqui [em Juiz de Fora] fazendo um show, mas não pude ir. Meu irmão foi e gostou muito, aí comprou um cd [Perfil – coletânea lançada pela Som Livre]. Comecei a ouvir com mais frequeência e cada vez gostando mais. A música “mexia” comigo e a voz de Zeca é muito boa também. As letras são maravilhosas. Ano passado ele esteve aqui em JF com o show ‘Baladas‘, e nesse eu fui. Fiquei encantada com o som dele, com a voz, com as músicas e, especialmente, a banda.

Primeiro Show
O primeiro foi aqui em Juiz de Fora, em maio de 2006, no Theatro Central. O show Baladas do Asfalto e outros Blues [do cd lançado em 2006] foi MARAVILHOSO, com Zeca e Banda [Tuco Marcondes (guitarra), Fernando Nunes (baixo), Maggo (percussão) e Kuki (bateria)]. O teatro estava lotado e eu na primeira fila. Zeca é muito simpático, interage com a galera.

Segundo Show
O segundo foi no Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro, em novembro de 2007. Fiquei sabendo do show pela comunidade Tuco Marcondes e comprei o ingresso no site do Teatro Rival. Juiz de Fora fica perto do Rio, foi fácil. “Assim se passaram 10 anos” com Zeca e Tuco Marcondes. Sem a banda toda, mais acústico. Foi perfeito porque Zeca escolheu fazer um show mais traqüilo, numa casa menor, onde pudesse interagir mais com o público.


Estilo Nordestino
Em algumas canções é evidente [a influência nordestina] e tem o sotaque também. E ele tem músicas bem características de Maranhão: Boi de Haxixe – acho que é típica -, Salão de Beleza, Guru da Galera, Vô Embolá. Zeca não tem um estilo definido, cada cd é bem diferente um do outro. Zeca é sem “rótulos”.

Música
Gosto de várias músicas, mas que me emociona mesmo é Quase Nada (Zeca Baleiro e Alice Ruiz). Alice é uma poeta maravilhosa. É uma canção de amor. Como diz Zeca, essa música fala sobre as “incertezas do amor”, tem uma melodia linda, uma letra maravilhosa e é a que mais me emociona, sem dúvida.

···

Para conhecer melhor o músico, acesse o Site Oficial de Zeca Baleiro

.

7 comentários sobre “

  1. Conheço o som do Zeca Baleiro, mas ainda não tive a oportunidade de ir a um show dele e nem o conheço. Adorei a entrevista, depois q a Juliana falou q ele é super simpático e atencioso com os fãs me interessei ainda mais pelo trabalho dele.

  2. Juliana é uma amiga baleira que é um bem,como todos os amigos “baleiros”.
    O Zeca é um dos talentos de nosso Brasil à quem me orgulho muito ao citá-lo como ícone principal de nosso MPB,como Zé Ramalho costuma chamar ”meu conterraneo nordestino”,também já tive o prazer de conversar com ele,e ter algum contato fora o show em si,ele realmente é um amor e poço de humildade.
    E é bom saber que não só no nordeste mas também em todo o Brasil o cabra vem conquistanto à todos.
    Beijo,Mana.

  3. Juliana é minha amiga do orkut. Aliás, eu fui sua primeira amiga nesse site. Foi justamente Zeca que nos aproximou. E Zeca é, para mim, tão importante como é para Juliana e para tantas outras “baleiras”. Zeca também faz parte de minha vida – só que há mais tempo. Na verdade, desde 1997, quando o conheci. O primeiro CD comprei no início de 98 (Por onde andará Stephen Fry). Mas eu queria mesmo é vê-lo cantar; chegar perto… e isso aconteceu em maio de 1999, no Sesc Interlagos, na gravação do programa “Bem Brasil” da TV Cultura. Na época ele estava lançando o 2o. CD “Vô Imbolá”. Após o show fiquei esperando ele sair. E como demorou! Foi aproximadamente uma hora. Naquele dia ele deu uma entrevista à Folha. E como valeu a pena! O encontro foi marcante e inesquecível… Zeca foi simpático, carinhoso, paciente; deixou-se fotografar com a maior boa vontade. E deu no que deu. O “meu poeta” é assim até hoje. O sucesso não subiu à cabeça. Continua o mesmo atencioso e carismático. Por isso é impossível deixar de acompanhar o seu trabalho. Zeca cativa para sempre – concorda Juliana?

  4. Soninha,

    Concordo em tudo…tudinho mesmo, sem tirar uma vírgula do lugar.

    “Soninha Fã nº 1 de Zeca Baleiro”

    ZECA CATIVA PARA SEMPRE!!!!!!!!!!

    Bjão Soninha!!!

  5. A Juliana é minha caríssima amiga… Também nos conhecemos por orkut e nos vimos pela primeira vez logo onde? No show do Zeca!

    Aquele era meu terceiro show e selava em mim a certeza de que sou baleira de carteirinha, junto com minha família.

    Zeca é mesmo dulcíssima pessoa. Vale a pena conferir!

  6. Ju
    Você é mesmo especial. Linda!
    Obrigada, viu? Adorei o que escreveu. Entendi tudinhooooooo!
    Beijão

  7. É cativante ver a música unir pessoas, o mesmo que acontece com a equipe do blog.

    Valeu pela participação, pessoal!

Deixe um comentário

