A Zeca, Zéu, Rita o que é também de Science…
A revolução do mangue
No início da década de 90, a música nordestina ganhou força, consistência e novos elementos musicais. A nação ficou em alerta quando Chico Science e sua banda – Nação Zumbi – surgiram com o Mangue-beat em Pernambuco. Science, juntamente com Fred 04 que escreveu o “Manifesto dos Caranguejos com Cérebro”, marco inicial do estilo – e seu grupo, o Mundo Livre S/A. Mangue-beat era uma metáfora, a idéia era criar uma cena musical tão rica e diversificada quanto o ecossistema.

Chico lançou dois discos com a Nação Zumbi, misturando rock, hip hop e maracatu. O líder da banda faleceu precocemente, aos 30 anos, por causa de um acidente de carro em 1997.

Lenine
Também de Pernambuco, Oswaldo Lenine Macedo Pimentel, ou somente Lenine, foi outro grande nome da música nordestina nos anos 90. Ao lançar o seu primeiro disco solo, após vários trabalhos com outros artistas, o cantor rapidamente alcançou grande sucesso nacional, misturando elementos nordestinos, o folk e efeitos eletrônicos. Após 5 discos com grande êxito comercial e de críticas, lançou um cd desplugado – MTV Acústico (2006) – e continua com sua trajetória de sucesso pelo Brasil.

Lenine ainda contribuiu compondo músicas para vários artistas consagrados no país. Elba Ramalho, Maria Betânia, Ney Matogrosso e Maria Rita são alguns dos nomes consagrados que já contaram com músicas do pernambucano em seus trabalhos.

Por outros cantos
Enquanto isso, na Bahia, Carlinhos Brown começa a despontar em carreira solo. Após estar presente em discos de Marisa Monte, Daniela Mercury e Luís Caldas, seja como compositor ou produtor, o baiano começa a ganhar projeção nacional. O paraibano Chico César é outro grande nome da época com sucessos como Mama África e A Primeira Vista.

Atual
Do Maranhão vem Zeca Baleiro, grande representante da novíssima geração de nordestinos da MPB. Zeca, além de cantor é produtor e um dos compositores mais requisitados da nossa música atualmente. Entre suas composições se destacam: Lenha, Telegrama, Mundo Cão, entre outros.

Vinda também de solo maranhense, e lançada por Baleiro, Rita Ribeiro (Rita e Zeca estiveram no Festival de Jazz de Montreux, Suíça, em 1999 ao lado de nomes como Milton Nascimento) foi uma promessa que em pouco tempo se tornou realidade, sendo inclusive indicada ao Grammy.
O irreverente Zéu Britto, baiano de Jequié, vem aos poucos ganhando seu espaço. Com músicas divertidas, por vezes exóticas, o compositor – que também é ator – vem ganhando seu espaço. Com raro carisma, logo conseguiu uma legião de fãs, que lotam e entoam seus ‘hinos’ como a engraçada Soraya Queimada.

Muitos nomes não podem ser deixados de fora da relação de artistas da nova geração da música nordestina. Cordel do Fogo Encantado é um desses. Influenciados pelo mangue-beat e pela literatura de Cordel, deu início a uma nova tendência musical no Brasil, aliando aos espetáculos musicais o teatro, o circo e a poesia, influenciando ainda o surgimento de bandas como o Mombojó (também de Pernambuco) e os paulistas do Teatro Mágico.

3 comentários sobre “

  1. A cada ‘post’ me apaixono cada vez mais pelo blog,ele é fascinante,e parece até uma seleção dos músicos que eu gosto e ouço sempre.
    Continuem assim,é o nordeste com tudo!

  2. hehehe
    Acho que vcs vão ter que aturar a gente por aqui!!!
    Já sou fã do blog…relembrar Chico Science hj foi show!!!
    Muito bom ler sobre Zeca, Rita, Lenine e Cordel.
    Parabéns mais uma vez!!!
    Bjos a todos vcs!!!

  3. Fico feliz de vcs estarem gostando do Blog! Tudo aqui é feito com o intuito de aproximar a música que a gente gosta – as vezes até o que não conhecemos e aprendemos, na verdade – das pessoas. ´muito bom poder compartilhar isso… melhor ainda ter um retorno legal assim!
    Fiquem atentos que vem mais música nordestina essa semana!
    Grande abraço

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s