Banda de Boca

Abba, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Tim Maia. Você pode pensar que o repertório variado é a inovação de Banda de Boca, grupo de Salvador · Ba formado em 1999. Também. Mas não tanto quanto a forma com que Poliana Monteiro (Soprano), Fabio Eça (1° tenor), Neto Moura (2° tenor), Hiran Monteiro (Barítono) e Arno Junior (Baixo) interpretam essa mistura. Entre os cinco, há guitarra, contrabaixo, percussão, bateria, violino, metais. Até aí tudo bem. Mas onde está a novidade?

É que todos esses sons eles fazem com a boca. Acredite. Tão perfeito quanto uma banda de instrumentos.

Em 2002, o grupo ficou em 2° lugar no V Prêmio Visa de MPB, em São Paulo (edição vocal). A partir daí, começou a fazer sucesso e ser reconhecido nacionalmente. Dois anos depois, lançou o CD Banda de Boca, de forma independente e com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia. Com ele, conquistou o Prêmio Caymmi de melhor CD MPB de 2004. O lançamento do ano de 2007 (homônimo) é pela Atração Fonográfica.

Banda de Boca já gravou com grandes nomes da música, como Caetano Veloso e Daniela Mercury, além de participar de shows de Tom Zé, Nando Reis, Paulinho Moska, Edson Cordeiro e Margareth Menezes.

Ao vivo, a sonoridade é ainda mais impressionante – porque aí sim você tira a prova de que não há truques.

O Estúdio ao Vivo entrevistou o grupo após apresentação ontem como parte da programação de Natal da cidade de Vitória da Conquista – Ba. Confira um pouco mais sobre esse novo som que vem do Nordeste.
Estúdio ao Vivo · Como definem o estilo da banda?
Neto Moura · A gente faz música capela – sem instrumento, apenas ocm a voz – e um estilo também de imitação de instrumentos com a voz. Eu diria isso, não sei se está certo (risos)

Estúdio ao Vivo · Como é a preparação do grupo?
Neto Moura ·
A gente tem 8 anos, agora em janeiro são 9 anos que a gente existe. E quando começamos a gente passou um ano e meio só ensaiando, montando o repertório, que nasceu com Iran Monteiro, o maestro e líder. Depois a gente começou a fazer show. E até hoje a gente aprende, até hoje a gente ensaia sempre, tentando descobrir coisas novas.

Estúdio ao Vivo · Como é o processo de composição das músicas de vocês?
Neto Moura ·
Com instrumento mesmo. Iran é formado em composição e regência, é violonista, guitarrrista. A gente faz a música normal e depois a gente vai adaptando.

Estúdio ao Vivo · Como você sente a aceitação do público deste estilo diferente?
Neto Moura · Lembro que quando a gente começou a gente pensava “poxa, acho que a gente vai tocar só em teatro”, mas não, a gente toca em praça pública, até em casamento a gente já tocou. Só falta tocar em velório (risos).

Estúdio ao Vivo · Como surgiu a idéia e como foi o processo de formação da Banda de Boca?
Hiran Monteiro ·
Eu sempre fui apaixonado por esse tipo de música, sempre formei grupos vocais. Antes de Banda de Boca já tinha formado uns cinco, mas que usava instrumento. A banda de boca eu formei pra experimentar como era fazer um grupo sem instrumento, daí eu vi quer dava certo, dava o som, que eu comecei a chamar pessoas que ja trabalhavam na área de música, que queriam viver disso. Acho que essa foi a grande coisa que eu fiz, pegar pessoas que queriam seguir carreira. A minha paixão sempre foi essa e eu decidi foremar o grupo, que foi em 1999.

Estúdio ao Vivo · Teve alguma dificuldade pra formar e deslanchar o grupo?
Hiran Monteiro · Esse tipo de grupo dá muito trabalho porque a gente tem que ensaiar muito pra manter a afinação, a junção das vozes. São umas 2h, 2h30 de ensaio por dia, quase todos os dias.

Para se apegar mais a esse som diferente, acesse:

Anúncios

Um comentário sobre “Banda de Boca

  1. Lara,

    Que boa dica…não conhecia esse grupo!!!
    Fiquei imaginando o som deles com Tom Zé…imperdível!!!

    Vlw!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s