The One Horse Open Sleigh (algo como O Cavalo Puxador de Trenós), esse era o nome original de uma das músicas mais cantadas e repetidas a cada natal: Jingle Bells, tema do nosso Flashback de hoje.A canção foi feita por James Lord Pierpont, em 1857, para ser tocada no feriado de Ação de Graças da igreja – em Savannah, estado da Geórgia, Estados Unidos – onde ele era o organista. O sucesso da música, principalmente entre as crianças, foi tanto que ela seria repetida novamente no natal. A cantiga de natal teve seu nome alterado para Jingle Bells, dois anos depois, por escolha do público.

Pierpont era, além de organista, o diretor do coral da igreja da cidade. Filho de um abolicionista fervoroso, o Reverendo John Pierpont, foi voluntário na Guerra Civil americana e casado com a filha do prefeito de Savannah. Recebeu diversas homenagens póstumas por sua obra, incluindo uma placa na igreja onde executou a música pela primeira vez e a inserção de seu nome no Songwriters Hall Of Fame (Hall da Fama dos Compositores).

A partir daí a popularização foi grande. A música ultrapassou as fronteiras da cidade onde James havia composto a música, ganhou o resto do país e, posteriormente, o mundo inteiro. A canção foi traduzida para vários idiomas e, até 1954 estava entre as 25 músicas mais gravadas da história. Depois de conquistar o mundo, Jingle Bells foi a primeira canção transmitida via satélite, em 16 de dezembro de 1965.

Existem algumas paródias da música de James Pierpont. Jingle Bell Rock, de Bobby Helms, fez enorme sucesso num estilo rock n’ roll. Em regravações recentes, alcançou a primeira posição da Bilboard em 2005, com a cantora Kimberley Locke na categoria Música Adulta Contemporânea.

Trechos da canção são citados em outras músicas, como: Santa Claus is Coming To Town, de Bruce Springsteen e Christmas’ Song, do lendário Nat King Cole. Outra peculiaridade da música é que, nas versões em francês e alemão, ela faz menções às festas do inverno, não somente ao natal, como acontece nas outras traduções.

Transcendendo eras, Jingle Bells soa como um hino de natal para pessoas ao redor de todo mundo. Ainda encanta e traz um pouco da magia dessa data.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s