O que a Calourada DCE tem em comum com Mario Bros, Chaplin ou Seu Madruga?

Afora a diversidade, apenas um detalhe abaixo das narinas.


O bigode marcou a Calourada DCE na forma do Movimento do Bigodão Nervoso, um evento criado em 2006 para coincidir anulmente com todas as calouradas do Diretório. Votado em Assembléia, o Movimento busca a revalorização do bigode entre os jovens, ou simplesmente uma forma de “brincar com a cara das pessoas” – literalmente, nas palavras de um dos idealizadores, Dudu Guatimosim.

O fato da festa ter caído no Dia Internacional da Mulher gerou a confusão sobre um possível caráter machista do Movimento. Algumas garotas, porém, aderiram ao Bigodão Nervoso pintando nelas mesmas bigodes caricatos, como Violeta: “Achei esteticamente super interessante e superagradável. É muito atraente, adoro homens de bigode.”

Dani optou por um bigode delicado e disse que “mulher também tem direito. Não precisamos ficar depilando buço. Vamos usar bigode!”.

Quem tem uma boa história pra contar é Mateus Servilha. Com toda a sua seriedade de Mestre (em Extensão Rural), ele diz que se sente bem de bigode, mas que o visual é estigmatizado como sendo coisa de “pai”. Servilha aderiu à idéia em 2007 mas apareceu sozinho de bigodão no meio da festa com uma fantasia pitoresca de Super Mário Bros.

Resultado: sucesso! O que comprova a tese de que ter bigode é charmoso e atrai olhares femininos – mesmo que os olhares nao sejam exatamente de admiração.

Para os calouros, tudo era festa, novidade e animação. Não deu em outra: ficaram surpresos com o movimento, mas aderiram – meio coisa de calouro mesmo- e nos deixaram pintar neles a marca da noite.

O lado descontraído do Bigodão Nervoso não esconde o aspecto de revolução estética primordial. Afinal, confesse: todo homem já pensou em manter bigode. Mesmo que apenas numa brincadeira pré-barba-feita.

*O Pitoresco vai trazer toda semana uma boa novidade sobre música ou sobre os eventos que mostramos no Estúdio. Aceitamos sugestões. E quanto mais esquisitas, melhor.

Deixe um comentário