Hard Rock a-vista

Eis que o Hard Rock chega ao topo nos anos 80, a famosa década que de perdida não teve nada. Afinal, foi a época em que as bandas de Hard Rock alcançaram tanta notoriedade que acabaram virando estandartes dessa geração para as posteriores. Viraram os próprios sinônimos de Rock. Bon Jovi, Aerosmith e Metallica são exemplos de que a qualidade musical do estilo, tão explorada pelas gravadoras nos oitenta, ainda resiste nestes tempos de MP3.

É claro que para tudo que faz sucesso, sempre aparece uma fórmula que tende a padronizar estilos na garantia de um sucesso de vendas. No caso do Hard Rock essa fórmula foi a seguinte:

Vocalista cabeludo, de preferência loiro, performático e de voz levemente arrouqueada, capaz de alcançar alguns agudos.
+
Figurino de fantasia, peças colantes, mas nunca esquecendo o couro nas calças, jaquetas e coletes
+
Solos de guitarras, que davam as caras logo no começo da música e esperavam acabar o segundo refrão para terem seu momento de glória.
+
Atitudes “curtindo a vida adoidado”, polêmicas e controversas, a não ser em…
+
Baladas de amor em que se prova que um cara pode ser sensível por trás de todo a crosta Hard Rock. Nenhuma mulher resiste…
O estilo padronizado, no entanto, não foi impedimento para que muitas bandas realizassem trabalhos de qualidade, mesmo não tendo conseguido sobreviver na grande mídia dos anos 90. No blog Believing Rock você conhece um pouco mais dessas bandas.

Vale lembrar que a partir da intensa visibilidade dos Hard Rockers foi sendo possível identificar diferenças entre as bandas que levariam à classificação de outros estilos, como o Heavy Metal, o Rock Progressivo, o Glam Rock, o Trash Metal, o Hardcore, o Punk Rock, o Pop-Rock, o Speed Metal, o… Bem, são muitos.

Hoje em dia ainda existem muito Hard Rockers na ativa e o melhor meio de descobri-los é mesmo a Internet.

Já os dinossauros Hard vão demorar muito ainda para serem extintos. Enquanto houver solos de guitarra, haverá Hard Rock. Enquanto houver luais, haverá alguém pedindo uma dos Guns ‘n’ Roses. Enquanto houver atitude, enquanto houver música.
Anúncios

3 comentários sobre “Hard Rock a-vista

  1. Adorei, Carol!!!
    Muito bom mesmo!!

  2. Ow, sou fã da Carol! Ficou fantástico! Primeiro solo dela no blog e olha só o que ela apronta. uhul. Um riff de primeira (dá-lhe metáforas, muitas vezes elas caem como uma luva , haha)

    Lembrando que a arte do título é minha (ora, ora) e a da montagem – perfeita como o texto – é da Carol mesmo!

  3. “Toca Raul”? Que nada! … O pessoal quer é GN’R. “Toca Guns”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s