Fã de Carteirinha – Hard Rock

O Fã de Carteirinha de hoje trás um aficcionado por Hard Rock. Seu nome é Alexandre Dias, um carioca de 33 anos, integrante da banda Vertigem – que também vem buscando seu espaço no cenário Hard Rock.
Começo
Comecei a ouvir Hard Rock em 1987. Estava indo pra escola e logo após duas quadras da minha casa, bem ao fundo de um bar eu ouvi You Give Love a Bad Name do Bon Jovi. Eu não consegui me mexer, naquele momento eu percebi que aquilo era a música que eu sempre quis ouvir (até então eu ouvia, com meu pai, Roberto Carlos, Benito de Paula e outros cantores do gênero). Quando o som da guitarra de Richie Sambora inflamou meus ouvidos e parecia dizer: “Ei garoto, isso é Hard Rock, curta e seja feliz”

Expoentes
Hoje considero o Whitesnake como um dos expoentes do hard, por tudo que a banda já fez bem e também pelas últimas apresentações, culminando com o lançamento do novo álbum Good To Be Bad. Temos o Scorpions detonando com várias apresentações para este ano, inclusive no Brasil. Klaus Mine continua com seu potente vocal surpreendendo aos sessenta anos de idade. No cenário nacional eu vejo o S.N.O.W com um potencial enorme para despontar, eles mandam muito bem e têm muito hard na veia. Quem sabe em um futuro próximo Vertigem não venha também despontar no cenário nacional?

Nova Geração
Das bandas de gerações mais novas tem o Gotthard, que não é tão nova assim e vem ganhando cada vez mais espaço no cenário do hard. Na verdade, o que sinto hoje é um “começar de novo” de muitas bandas que estão retomando suas carreiras, como o Winger, Poison, Europe e tantas outras que tiraram o pó de seus instrumentos e partiram para a estrada.
Hard Rock é muito mais do que a rotulação de um movimento
musical, é um jeito de ser, é um jeito de pensar e ninguém pode tirar isso de você
.”

Apresentações no Brasil
Penso que o Brasil vem se abrindo cada vez mais para o ressurgimento do Hard Rock. Pode ser que seja um movimento de difícil percepção, mas é o que venho sentindo nos últimos anos. Há dois anos tivemos um grande show do Sebastian Bach (ex-vocalista do Skid Row), ano passado vieram Eric Martin e Richie Kotzen (ambos ex- Mr. Big), Ted Poley, Firehouse, Scorpions – que esse ano mais uma vez estará no país. Bandas como Tyketto, Wig Wam, Scorpions na Apoteose no Rio de Janeiro, Whitesnake, Ozzy com o Zack Wild, além de Firehouse e Europe (ainda não confirmados). Então eu penso que os ventos estão favoráveis e, cabe a nós, fãs desse estilo, embarcarmos nesse novo momento do cenário.

Freqüento muitos shows de HR, ano passado tivemos o Hard in Rio, no evento do ano Ted Poley tocou com o S.N.O.W e, logo depois, tocou o Firehouse que nunca havia tocado ao vivo no Brasil. Este ano teremos o Hard in Rio II com a presença do Tyketto. Fora isso, na Lapa sempre rolam umas apresentações de bandas covers de grupos de Hard. O mais interessente é o vínculo que se cria com os freqüentadores destes eventos, na medida em que estão sempre marcando presença, cultiva-se uma “amizade” de show.

Shows Inesquecíveis
Certamente, o show do Bon Jovi no Hollywood Rock em 1990 foi um divisor de águas em termos de shows no Brasil. As reportagens no dia seguinte ao show diziam que não se tinha visto, até então, performance como aquela, foi uma noite inesquecível e com certeza o show que tenho guardado na memória e sinto-me um ser de sorte por ter assistido.

Em outra apresentação do Bon Jovi em 93, em São Paulo, fomos um amigo e eu. O problema era que só tínhamos o dinheiro da passagem de ida e dos ingressos, não tínhamos dinheiro para voltar. Chegamos bem cedo ao Pacaembu e o povo de São Paulo foi sensacional. Ao contarmos nossa história, houve certa sensibilidade com os dois garotos que estavam sem um tostão no bolso. Não só conseguimos o dinheiro das passagens de volta como também alimentos (pão com mortadela) e bebidas (refrigerantes e muita cerveja) . O show foi no dia 15 de novembro, que é feriado e caiu numa segunda-feira. No dia seguinte, cheguei do show fui direto para o estágio, completamente sujo, com a camisa do Bon Jovi, cheio de adesivos pelo corpo e bêbado.

Alexandre, além de hard rocker de plantão, trabalha no Judiciário Federal no Rio de Janeiro. Para ouvir a banda do Fã de Carteirinha, Vertigem, clique aqui.

6 comentários sobre “Fã de Carteirinha – Hard Rock

  1. Esse cara é um grande conhecedor e apreciador de Hard Rock!!! Sabe o que fala! E, além disso, é peça fundamental da banda Vertigem!!!
    Valeu Mr Alex!!!

  2. Muito legal o espaço disponibilizado pelo blog para postar a opinião de seus “freqüentadores”! Parabéns!! Quanto ao Alexandre, mostrou que conhece do assunto e tem propriedade para debater com qualquer um. É importante termos contato com pessoas inteligentes, que sabem escrever e expressar bem suas opiniões. VERTIGEM neles!!!!!!

  3. valeu, pessoal! o contato com vocês é o que faz o blog crescer e trazer sempre grandes novidades, opiniões e lições de música..

  4. Com certeza o Alexandre tem propriedade pra falar de Hard Rock. Muito legal e muito enriquecedora a participação dele por aqui!

    Abraço, galera!

  5. E ai Oswaldo, beleza? Aqui é o Rodrigo, até cantar parecido com o Jon Bon jovi os caras cantam hein… Sem dúvida o Bon jovi foi um dos repercursores do rock no Brasil…Vou indo nessa, Desejando a todos ai do estudio ao vivo uma ótima semana…

  6. Acho que um dos grandes nomes do hard Rock nacional é o Dr. Sin, os Irmãos Andria e Ivan,estão neste caminho desde o início dos 80 com a banda Platina e o Edu Ardunay é um dos maiores guitarristas do Brasil!!!
    Parabéns ao Alexandre pela matéria e pelo Vertigem que realmente tem tudo para alçar altos vôos!!!
    Parabéns sempre a equipe do Estúdio ao Vivo!!! Ótimas matérias!!!

    André Quick
    Rock´s Aderente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s