Quando estudava no Ensino Médio, veio estampado no livro de Literatura como exemplo de metáfora a estrofe inicial de Tropicália [música de Caetano Veloso]. Isso demonstra que a poesia era uma das características que saltavam da musicalidade inovadora no país tropical do final dos anos 60.

As composições traziam nas linhas um movimento de exautação da [contra]cultura brasileira marginalizada da mpb da época e nas entre-linhas a crítica ao “sol de quase dezembro” que se repartia “em caras de presidentes, em grandes beijos de amor, em dentes, pernas, bandeiras, bomba e Brigitte Bardot…” [trecho de Alegria, Alegria].

Eu organizo o movimento
Eu oriento o carnaval
Eu inauguro o monumento
No planalto central do país…

Viva a bossa Sa, sa
Viva a palhoça Ça, ça, ça, ça…

Viva a mata Ta, ta
Viva a mulata Ta, ta, ta, ta…

No pátio interno há uma piscina
Com água azul de Amaralina
Coqueiro, brisa
E fala nordestina
E faróis
Na mão direita tem uma roseira
Autenticando eterna primavera
E no jardim os urubus passeiam
A tarde inteira
Entre os girassóis…

Viva Maria Ia, ia
Viva a Bahia Ia, ia, ia, ia…

Viva Iracema Ma, ma
Viva Ipanema Ma, ma, ma, ma…

Domingo é o fino-da-bossa
Segunda-feira está na fossa
Terça-feira vai à roça
Porém!
O monumento é bem moderno
Não disse nada do modelo
Do meu terno
Que tudo mais vá pro inferno
Meu bem!
Que tudo mais vá pro inferno
Meu bem!…

Viva a banda Da, da
Carmem Miranda Da, da, da, da…

Na semana Tropicália, o Estúdio se atreve a parodiar Sobre o Som escrito por Caetano Veloso nos modernos tempos de ditadura.

Sobre a farda, patentes
Cobrem a cabeça, capacetes
Me apontam, não há inocentes,
os fuzis.

Cachaça, cana lha lha
Bebe, Tropica lha lha lha

Nas minhas canções, o lamento
Minha voz o meu punhal
Quem me ouve à cultura atento
A contra música original brasilis

Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira, ócio Macunaíma
Quinta-feira a Domingo já final de semana
Porém!
Nos dias de folga, há cultura.

Dona Chica ca
Admirou-se se
Com o berrô, como berrô
Que Caetano deu:
Tropicalha lha lha.

8 comentários sobre “

  1. Parabéns Poeta!!!
    Grande paródia!!!
    Viva a tropicália!!!

    abração

    André Quick
    Rock´s Aderente

  2. Opa, muito obrigado André!
    Que bom que gostou da paródia da Tropicália.
    Aguarde que tem mais até domingo!

  3. Garotos, eita Estúdio profícuo!! Estão maravilhosas as matérias sobre Hard Rock e Tropicália, além da cobertura da Calourada!!!

    Muito gostosas de ler!

    Carol, você escrevendo sobre cores e sons, poesia e irreverência; seria espantoso se não conseguisse ouvir sua voz dando vida às palavras! C’est pour toi, toujours!

    Cabrón, buenísima sua paródia!
    Métrica de coração irreverente!

    Vizinha e Oswaldo, quais dedos, senão os calejados pela arte, traduziriam em vocábulos as emoções de riffs e solos tão marcantes?

    Tá tudo é lindo!

    Parece até domingo no parque sem tragédia!

    Grande abraço, pessoas COM!

  4. Esse é o poeta!!!

    PERFEITO!!!

    Viva o poeta
    Viva o poeta ta,ta,ta…

    Parabéns Cristiano!!!

    Bjos Jú

  5. “Viva o poeta ta, ta, ta…” [hehehe].

    Valew pelos elogios pessoal, isso só me dá mais responsabilidade pra sempre tentar criar um texto melhor que o outro.

    Obrigado Diogo [que sempre posta como anônimo mas nunca assina], Oswald [também conhecido como Jáckson], Daniel, el grand amigo del pecho e pra Juliana que sempre carimba a presença dela aqui no Estúdio comentando os posts.

    Abrazo a todos os visitantes!

  6. Oba!!!
    Aguardamos novos textos então…

    Não seja modesto…vc é poeta!!!

    Viva o poeta ta, ta, ta…

    PS: a minha presença aqui é porque adorooo o blog!!! Vcs mandam muito bem!!!

Deixe um comentário

