Pitoresco ■ Vj – ontem, hoje e sempre

Com todos os ritmos, com todas as batidas, o pitoresco dá uma de VJ, os primos visuais dos Disc Jóqueis, e traz para você algumas vertentes cinematográficas do mundo da música.

Primeiro, para encerrarmos a semana, a frase de uma das pessoas mais influentes do universo musical, Tony Wilson, revivida no filme A festa nunca termina:

“E hoje à noite algo marcador de época está
acontecendo. Vê? Eles estão aplaudindo o DJ. Não a
música, não o músico, não o criador, mas o mediador. É
isso. O nascimento da cultura rave. A beatificação da
batida. A era da dança. Esse é o momento em que até o
homem branco começa a dançar!”

Fica a dica para quem se interessa pela cena cultural de Manchester dos anos 80.

Pitty faz {des}concerto de 9 meses
Seguindo para terras tupiniquins, a folhetinesca boa-nova de Pitty (30). A cantora, teoricamente roqueira, acaba de produzir seu mais recente e duradouro trabalho: um bebê. Ao contrário do que muitos pensam, este não é o encerramento da turnê {Des}concerto ao vivo. É apenas o início de mais um. O pai Daniel Weskler (22) é baterista do grupo NX Zero, que tem feito shows pelo CD homônimo. Ô conflito musical, hein? Parece coisa de filme.

E você, não pensa em entrar para profissão “mãe”?
Ainda não. Por enquanto meu instinto maternal está tranqüilo – se é que ele existe. No dia que rolar vai dar para reconciliar. Esse é um momento de muita batalha e não estou com vontade de me prender. Uma vez que se tem um filho, não existe deixar de lado, é um compromisso.
(Em 2003, entrevista ao Portal Terra)

Vale lembrar que Pitty já namorou o baterista da própria banda. O Duda (26), coitado, nem é lembrado por mais ninguém. Deve estar sofrendo.

Toda essa queda por bateras deve vir da participação dela na banda Shes, num início de carreira musical na década de 90, em que comandava as baquetas. Parece que ela continua o mesmo trabalho ainda que esteja hoje como vocalista.

É preciso ressaltar também que a cantora gravou há pouco o clipe De Você, com participação dos integrantes da banda Joe (baixo), Martin (guitarra) e o ex. O detalhe mais importante é que eles “são atacados por um exército de zumbis”. A inspiração é de um filme dos anos 60. Calma, nada de Michael Jackson. É A Noite dos Mortos Vivos mesmo. Estou me coçando de curiosidade.

Novo álbum da Mariah vaza energia
O golpe foi dado. Disco e=MC², de Mariah Carey, vaza pela internet e já se espalha rapidamente. Deixo, aqui, a explicação de André Pacheco, nosso amigo-artista-fã que fala como um super crítico.

“Os únicos vestígios do último disco se restringem apenas ao título. Plagiando o pai da física moderna, Mariah Carey substitui energia por emancipação, massa e velocidade da luz pelas iniciais de seu nome. O que, se escutarmos o álbum, não deixa de ter um pouco de relação. A energia de Mariah é igual a uma massa multiplicada pela velocidade em que ela conquista cada vez mais fãs. Tudo isso, ao quadrado.” (Pacheco, A. 2008)

O que isso tem a ver com filme? Vai dizer que você não imaginou algo como O Golpe do século?

Norah Jones cai de boca no cinema
Norah Jones estréia ao lado de Jude Law o filme Um Beijo Roubado. Ela também assina parte da trilha sonora. Achei divertido o texto da Revista Nova: “alguém aí gritou ‘também quero’?”, em referência à beldade Judelawniana. O trailer (aliás, quem conseguir pescar algo da história, por favor, nos diga):

Anúncios

3 comentários sobre “Pitoresco ■ Vj – ontem, hoje e sempre

  1. Grau!

    Primeiro comentário no Estúdio e, havemos de registrar, um blog mais que necessário no cenário musical, com os jornalistas que você precisa!

    Grau, mas eu gostei mesmo e demais do blog, vai ser passagem obrigatória daqui pra frente.

    PS: a Pitty não presta.

  2. o PS fo o melhor.

    E que bom, achamos uma agência inteira de publicidade em uma só pessoa! grau!

  3. A resenha do André Pacheco sobre o novo álbum da Mariah Carey merece sim uma atenção… quem tiver interesse em lê-la, o site http://www.justmariah.com postou-a na íntegra! É extremamente bem escrita e faz jus ao profissionalismo do André.
    Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s