Nesse final de semana, dia 26 de abril, o Espaço Multiuso da UFV recebeu o grupo Tambolelê [MG] e as bandas Muito Mais [MG] e Casaca [ES]. Em parceria com a produtora ArtBHZ [Belo Horizonte] e o Projeto Música Redonda, a Comissão de Formatura Julho-2008 conseguiu um diálogo musical entre as culturas africana e brasileira para o público de 5 mil pessoas. Seja na percussão, seja como instrumentos principais, os tambores deram ritmo à festa o tempo todo.

· A começar pelo grupo Tambolelê

Com forte influência do Congado e da Folia de Reis, o Tambolelê recria a sonoridade religiosa e as cantigas folcólicas conseguindo um resultado que encanta e faz dançar. Formado em 1995, na capital Belo Horizonte, por Sérgio Pererê, Geovane Sassá, Santone Lobato, o grupo resgata a memória afro-mineira e recria a cultura popular com autenticidade. Desde 2004, o músico Égler Bruno traz ao Tambolelê elementos que evidenciam a mistura de ritmos interagindo, junto aos tambores, com guitarra e violão.

Durante o show, os integrantes interagem com o público que ora diloga com quem canta [Quando eu disser [oi], vocês vão dizer [ai], quando eu disser [ai], vocês vão dizer [oi]] e ora é “desafiado” a reproduzir a batida do tambor com palmas. As frases curtas com versos de poesia popular permitem uma fácil assimilação da letra [Pato e parente só serve pra sujá a casa da gente]. Em algumas músicas, a própria voz dos cantores auxiliam na percussão e quem assume destaque são os instrumentos.

···

O Estúdio ao Vivo faz amanhã a postagem da apresentação da Muito Mais e do Casaca, com entrevista consedida pelo vocalista capixaba Renato Casanova.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s