Cordel

“O compasso do batuque
E o fogo na sua dança

Toda vida fez um som”

… já diriam os mais ilustres moradores de Arcoverde, Pernambuco – os músicos da banda Cordel do Fogo Encantado – que logo trataram de levar um pouco da cultura daquele pedaço de terra para o resto do país.

Nascido em 1997 e carregado pela tradição musical do sertão nordestino, a banda leva em seu som o samba de coco, o repente e a poesia popular de cordel. O espetáculo cênico-musical conta com José Lira Paes – o Lirinha – pandeiro e vocal; Clayton Barros no violão; Emerson Calado, Nego Henrique e Rafa Almeida na percussão e voz.

A discografia do Cordel começa a ser preenchida no ano de 2001, com álbum homônimo ao grupo, que começou a ganhar repetidos elogios da critica e do publico. Em 2003 lançam seu segundo trabalho: O Palhaço do Circo sem Futuro, considerado um dos mais criativos dos últimos anos e aclamado por fãs de todas as partes do país. Fãs estes conquistados principalmente na turnê nacional feita pela banda a partir do primeiro cd.

As apresentações do grupo têm como principal característica a forma visceral como conduzem o espetáculo e as cenas que dão vida às músicas e à poesia, assim como o impacto causado pelas letras e melodias. Tudo isso foi registrado pela primeira vez no ano de 2005, em DVD produzido pela MTV – o MTV Apresenta: Cordel do Fogo Encantado.

Por fim, em 2006, eles lançam Transfiguração, o último disco até então e o primeiro com o apoio de uma gravadora, a TRAMA. De fenômeno da musica independente, a banda de Arcoverde virou referencia para uma nova geração de novos grupos que misturam poesia, musica e artes cênicas.

Fotos:Tramavirtual

Um comentário sobre “Cordel

  1. e eu, continuo louca pra ver um show deles.. lembro que troquei pelo TM ano passado em Ouro Preto (fanatismo.. fazer o quê..). BOm texto, Osw!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s