Música para bebês

Música para os pequeninos? Por que não?

Se para os adultos a música, quase sempre, tem um significado especial, para as crianças não poderia ser diferente. A musicalização de bebês, recomendada a partir dos oito meses de idade até os três anos, ajuda no desenvolvimento intelectual e físico dos pequenos, além de ser um instrumento de socialização.Compreendendo a importância da musica para a formação de recém nascidos, várias escolas ao redor do país desenvolvem métodos e, cada vez mais, aumenta o número de profissionais que se dedicam a essa atividade.Muitas explicações são cabíveis para a musicalização de bebês. A primeira, e talvez a principal, é de que a música ajuda o bebê a desenvolver sua capacidade motora, a concentração e a capacidade de viver em grupo, pois normalmente as aulas são realizadas com quatro ou mais crianças ao mesmo tempo. Outros benefícios são: o aumento da percepção musical e da capacidade de lidar com sons em silêncio.

Nessas aulas, que estimulam tanto no desenvolvimento dos pequeninos, as crianças têm que tocar instrumentos de brinquedo e improvisar arranjos, inventar composições, entre outras coisas, como cantorias de cantigas e audição de músicas e estórias.

A idade das crianças nesse processo de musicalização também é muito importante, pois até os três anos elas estão no seu nível máximo de capacidade de aprendizado, por causa do grande desenvolvimento das conexões cerebrais. Isso faz com que aprendam muito rapidamente e com maior facilidade. Porém, segundo especialistas, a idade ideal para que uma criança inicie o aprendizado de algum instrumento musical é a de cinco anos. E os instrumentos recomendados são flauta e piano, mas isso deve ficar a escolha do próprio guri, mesmo que este opte por algum outro.

Se acham que acabou por aqui, se enganam. A música ainda influi na pressão arterial e nos batimentos cardíacos das crianças, além do metabolismo e do suco gástrico, prevenindo assim o medo e o stress.

Para os pais de primeira viagem, eis uma dica muito valiosa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s