Quem teve infância na década de 80 pode até não assumir, mas sabe cantarolar um Ilari-ilari-ê ô ô ô, ou um Parabéns! Parabéns! Hoje é seu dia, que dia mais feliz. Os hits infantis dessa época eram em sua maioria interpretados por loiras apresentadoras de programas para crianças. É verdade que haviam exceções a esse formato, como o Trem da Alegria, o Balão Mágico e a Mara Maravilha. Bem, não tão exceções assim. Na verdade, surpreendentemente, vários dos principais hits infantis da geração anos 80 e 90 provêm de dois únicos nomes: Sullivan & Massadas.

Elementar meu caro. Você realmente imaginava a Xuxa com um caderninho na mão, perdendo horas de sono para saber como rimar Lua de cristal que me faz sonhar, faz de mim estrela que eu já sei…??? Quando precisava ela apenas ligava para o Tio Porquinho e o Tio Formiguinha (como ela chamava os dois) e encomendava uma nova canção.

Michael Sullivan, na verdade Ivanilton de Souza Lima, foi, dos dois, o que mais investiu nesse segmento musical e, ora sozinho ou com o parceiro Massadas, compôs músicas como:

Xuxaxé, Xuxa Park, Parabéns da Xuxa, Parabéns da Angélica, A Vida é uma festa, Arco-íris, Brincar de Índio, Fada Bela, A Festa da Patchanga, Uni-duni-tê, É de Chocolate, Amigo do Peito (tema do criança esperança), Eu Não Largo o Osso (TV Colosso), He-Man, Iô-Iô, Lua de Cristal, Meu Herói, Pra Ver se Cola, Thundercats, Tic-Tac do Amor e muitas outras que não ficaram tão conhecidas.

Ele é inclusive o criador do Trem da Alegria. Xuxa, Eliana, Mara Maravilha, Angélica, Balão Mágico, Paquitas, praticamente todos os cantores infantis da época têm músicas by Sullivan.

Mas Michael Sullivan, nome artístico escolhido numa lista telefônica americana, não se limitou ao sucesso no universo infantil. Ele também alcançou hits com músicas adultas, como Um Dia de Domingo, gravado por Tim Maia e Gal Costa e a recente e grudenta “Carnaval, futebol, não mata não engorda e não faz mal” do Babado Novo.

O Tio Porquinho, como diria Xuxa, continua ativo na indústria musical, seja compondo, produzindo ou até cantando. Mesmo algumas de suas intérpretes infantis terem mudado completamente de ramo musical, como Mara Maravilha, hoje cantora gospel, ele continua produzindo músicas para elas.

O mais recente trabalho de Sullivan como artista é o álbum Pernamblack que deverá ser lançado neste ano e conta com inusitadas participações, como a do ator Lázaro Ramos.

As faixas do CD já podem ser ouvidas no site oficial do músico.

Anúncios

2 comentários sobre “

  1. genial! genial! genial!
    eles sim têm potes e potes de ouro guardados em algum lugar subterrâneo beme scondido. tadinhos, tão sumidos da mídia e com um talento primoroso!

    muito bom mesmo, Ribe, por isso vc é minha repórter investigativa favorita!

  2. Michael Sullivan!!! Putz, quanto tempo não ouvi falar desse cara heheheh Gostei de saber a origem do nome, bem avacalhada por sinal. Genial o cara, boas ou não, marcantes ou não, essas músicas encantaram uma geração, e todo mundo dessa época sabe canta-las até hj. Genial!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s