Tropeça que é Rock

O público que se encaminhava para a Festa do Pijama no Espaço Multishow em Viçosa/MG – tema do primeiro dia do Viçosa Folia, sexta 27/11 – já cantava o sucesso “Como você pode abandoná eu”. De autoria do vocalista Fabiano Cambota, a canção de Pedra Letícia (Fabianinho Áquila, voz e baixo; Thiago Sestini, percussão) traz o humor recorrente em todas as canções do disco homônimo. Com influências de Ultraje a Rigor, Blitz, Odair José, Sidney Magal e Reginaldo Rossi (com quem gravaram “Em plena lua de mel”), a banda se autodefine “brega-pop-rock com pitadas de Luiz Caldas”.

Fabiano Cambota, Fabiano Áquila e Thiago Sestini, integrantes da banda Pedra Letícia

Este estilo inusitado e a autenticidade do trio ficam evidentes na apresentação ao vivo, que contou ainda com os músicos Zé junqueira (bateria) e Fabio Pessoa (guitarra). Com versatilidade, a banda interpretou o repertório que incluiu músicas do CD próprio e versões irreverentes de canções marcantes dos anos 80, infantis, sertanejos e pops, como “História de uma gata” (Chico Buarque), “O vira” (Secos e Molhados), “Carimbador Maluco” (Raul Seixas), “Fio de Cabelo” (Chitãozinho e Xororó), Meu sangue ferve por você (Sidney Magal) e Baba Baby (Kely Key).

A diversidade ainda se agrega à técnica e à energia típicas de uma banda de Rock: o trio de vozes surpreende a cada execução, os solos de guitarra soam como ótimos improvisos, a percussão enriquece os arranjos e, junto à bateria, mantém a animação do público. A diversão vista no palco foi dividida com cerca de 3000 pessoas que, desde a primeira à última música, fizeram coro com os refrões e com as brincadeiras do vocalista Fabiano Cambota.

O auge da interação (que aconteceu durante todo o show, com pedidos de músicas e respostas às brincadeiras) foi durante a execução da música “Teorema de Carlão”, uma “homenagem” a um dos integrantes da equipe técnica da banda, quando pessoas do público são convidadas a subir ao palco. A brincadeira é embalada por uma melodia romântica que se transforma em festa depois que Carlão “realiza o ensinamento” da letra:

“(..) São 4 horas da manhã de sexta
Você não tem quem pegar
Eu vou te dar uma dica, seu besta
Olhe pra lá

E veja aquela moça
Aquela bem baranga
Ela diz: “pobrema”
Ela tem bigode
E sem falar na pança

Tente entender
Ela quer ser feliz como você
Ela também tem coração
Então faça uma boa ação

Pegue uma baranga
Diga que a ama (…)”

Nesta soma de energia o show se estendeu até o início do amanhecer, cumprindo o objetivo maior da banda de realizar um “show alegre”. No dia seguinte, o twitter dos integrantes da banda já demonstravam um pouco do que foi a apresentação em Viçosa:

“4 horinhas na rodoviaria em sampa depois de um show MUITO LEGAL em VIÇOSA-MG!!! A idéia do pijama foi perfeita! adorei!”
(Thiago Sestini)

“Muito feliz por ontem. Obrigado à galera de Viçosa. Show com o dia amanhecendo é muito lindo! que energia, valeu!!”
(Fabiano Cambota)

Abertura
A noite de sexta-feira da festa Viçosa Folia contou ainda com a participação de Uprojetu, banda local que realizou a abertura do show principal tocando funk, groove e soul, com um repertório já conhecido pelo público que tem acompanhado as apresentações de Geraldão (voz), Paulo Bandeira (guitarra), Pedro Ezequiel (bateria) e João Reis (baixo). Os integrantes receberam os cumprimentos e os elogios de Pedra Letícia no encerramento da festa, quando o vocalista Fabiano Cambota pediu ao público palmas pela atuação de Uprojetu.

Novidades
O DVD de Pedra Letícia, gravado neste mês em Curitiba, deve ser lançado em janeiro de 2010. A banda já divulgou alguns vídeos da gravação, que você pode acompanhar no site oficial e também no blog do fã-clube Loucos de Pedra. Ainda esta semana, você confere entrevista exclusiva do Estúdio ao Vivo com o vocalista Fabiano Cambota.

Site Oficial
Twitter Oficial
Blog Fabiano Cambota

Fã Clube
Loucos de Pedra

Twitter
@FCambota
@FabianoAquila
@tiagosestini

·······

Agradecemos a produção da festa Viçosa Folia e a equipe da banda Pedra Letícia, em especial o produtor Júnior.

Texto: Amanda Oliveira e Lara Marx
Imagem de Topo: Lara Marx

 

Anúncios

2 comentários sobre “Tropeça que é Rock

  1. poxa, maneira a matéria, maneiro o comentário sobre a participação da UprojetU nesta iniciativa bacana do Tomate e do Barata. os meninos passaram por tudo e fizeram uma bem organizada produção, quem foi se divertiu demais!!! conhecia pouco do Pedra Letícia e superou em muito minhas expectativas, o Fabiano é mais que um show man, o cara é circense acrobático, adorei quando ele cantou a música da Xuxa (ABCW da Xuxa), e ao final e ele disse se quiserem eu faço de novo,muito engraçado. bom, mas bom mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s