Teto Azul: Blues e Baião para Viçosa

Durante as últimas semanas, foi anunciada a vinda a Viçosa (MG) de um do maiores instumentistas do Brasil, com trabalho reconhecido internacionalmente não só pela qualidade técnica e dinamismo com a gaita, mas pela inovação rítmica em composições que extrapolam o Rock tradicional.

Jefferson Gonçalves e a banda composta por Kléber Dias (voz, guitarra, dobro, violão de 12 cordas e bandolim), Sérgio Velasco (Guitarra, Marimbal, dobro, violão de 6 cordas, Lap Steel e vocal), Fábio Mesquita (baixo), Anderson Moraes (Bateria e Percussão) e Marcos Arruda (percussão, substituindo Marco B.Z. para este show) se apresentaram sexta-feira (07/12) como atração do Musical Box Alive XIII.

Jefferson Gonçalves, Anderson Moraes e Kléber Dias

No palco, a interpretação impecável de covers e músicas próprias que mesclam ritmos originários da cultura nordestina com Blues, Country e Folk. No público, a surpresa e a admiração de cerca de 300 pessoas que prestigiaram um show que, nas palavras do produtor Carlos Marques (responsável pelo Musical Box, junto a Breno Carvalho), fica marcado na história do Espaço Galpão.

A base do show é explorar a amplitude melódica, a variação sonora, a versatilidade e o improviso que a gaita permite. No entanto, o que seria um acompanhamento de Jefferson Gonçalves transformou-se num espetáculo musical integrado pela qualidade vocal de Kléber, além dos solos e duelos de guitarra e violão de 12 cordas. O compasso ditado pela bateria, baixo e percussão ainda permitiram a marcação forte que a cultura pernambucana, cearense e maranhense carregam em suas músicas.

Sérgio Velasco, Marcos Arruda e Fábio Mesquita

É notável a preocupação de Jefferson Gonçalves em informar o público a origem de cada ritmo que toca, ressaltando as diferenças entre as regiões e o aprofundamento das pesquisas que realizou pelas cidades nordestinas, resultantes nas composições de três discos (Gréia, 2004; Conexão Nordeste – Gréia ao Vivo, 2005; Ar Puro, 2008).

Set List
1- Baião para Jú
2- Just Your Fool
3- 500 Miles
4- All Along the Watchtower
5- Teto Preto
6- Help the Poor
7- Crossroads
8- Don’t Look Back
9- Highway 61
10- Café Expresso
11- Big Jake
12- Mellow Down Easy

Bis
Wild Girl

Abertura
A banda viçosense Doutor Rock and Roll, dos integrantes Igor Dias (guitarra e vocal), Nilton Santiago (baixo), Sérgio Freitas (bateria) e Éder Valente (teclados), deu início ao evento tocando o Rock clássico dos anos 70 e 80. Com o lema “o som dos motores furiosos e das guitarras ensandecidas é o nosso alimento”, o grupo mostrou o potencial dos músicos locais em realizar apresentações que agradam o público.

Doutor Rock and Roll encerra o show com canção de Pink Floyd, banda que homenageia na próxima semana.

Doutor Rock and Roll encerra o show com música de Pink Floyd, banda que homenageia na próxima semana.

Dessa forma, o Musical Box Alive encerra as atividades do ano de 2009 mantendo a qualidade da música apresentada e um público fiel ao projeto.

A banda Doutor Rock and Roll realiza Tributo a Pink Floyd dia 18 de dezembro (sexta) no Espaço Galpão, a partir das 23h.

Contato: doutorrockandroll@hotmail.com

Curiosidades
Jefferson, que conta com uma linha de gaitas com sua assinatura, lançada em 2007 na Alemanha, tem três discos gravados e participação em outros 37, de artistas como Belchior, Big Joe Manfra, Big Gilson e Peter Madcat (veja aqui). Ele também produziu e fez a direção musical do CD “Sanfona de Boca” (2004), com as canções do músico de rua Tavares da Gaita.

O gaitista atua, ainda, com um trabalho de arte-educação que inclui o lançamento de DVDs educativos e oficinas de ensino do instrumento. Desde 2003, a partir da iniciativa de ministrar aulas no interior do Ceará (em parceria com a ONG FUndação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri), Jefferson desenvolveu o projeto de criar, nas diversas cidades por onde passa, bandas com músicos não-profissionais, com as quais se apresenta durante o festival de Jazz & Blues em Guaramiranga (Ceará).

················
Site oficial
http://www.jeffersongoncalves.com

Myspace
http://www.myspace.com/jeffersongonalvesbanda

Pela primeira vez, o Estúdio ao Vivo realizou a cobertura de um show também pelo Twitter. Confira aqui e deixe suas críticas e sugestões.

Agradecemos a produção do Musical Box Alive (Carlinhos e Breno); a atenção dos músicos Jefferson, Kléber (os quais entrevistamos), Serginho, Marcos, Fábio e Anderson; e também a Lara Monteiro.

Anúncios

5 comentários sobre “Teto Azul: Blues e Baião para Viçosa

  1. sempre contribuindo para as coberturas, além de apoiar o estúdio ao vivo em tudo. agradecimento é o mínimo que a gente pode fazer, certo? valeu!

  2. poxa, gostei bastante do texto, muito articulado, parabéns para vocês ai do estúdio ao vivo!

  3. muito obrigada, Marco e Geraldão. esperamos ter cada vez mais eventos de qualidade em Viçosa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s