No Ar: Musical Box [2] · Seis Anos de Trilha

Há seis anos, o ponto de encontro certeiro dos fãs da boa música é diante do rádio, às quintas-feiras, quando, a partir das 20h, o grito “Uow, Musical Box” invade as ondas da Rádio Universitária 100,7 FM.

Carlos Marques e Lucas Scarascia começaram, em 2004, a mesclar as sonoridades do Blues, Rock, Jazz, MPB, World Music e Regional, com pitadas de história da música e muita originalidade na locução do programa que permanece há 250 semanas no ar.

Reforçando os acordes, em 2008, quando Lucas passou a apoiar o Projeto a distância, de Belo Horizonte, Breno Carvalho assumiu a parceria, dando continuidade ao repertório de atualidades, raridades e resgate do melhor da música.

A trilha sonora do programa passa pelas preferências dos locutores e dos ouvintes. Os consagrados Pink Floyd, Genesis, ACDC, Iron Maiden, Radiohead, Queen, Led Zeppelin, Chico Buarque e Geraldo Azevedo cederam seus tons e arranjos também para especiais que retratam biografias e incluem curiosidades e cronologias da banda até os tempos atuais.

Alive
Amplificando os tons da programação, a equipe lançou o Musical Box Alive, que teve a primeira edição no dia 3 de novembro de 2006, com as banda Seu Madruga (BH, cover de AC/DC) e Álcool (Tocantins/MG, clássicos do Rock n´roll e da MPB anos 60 e 70).

Desde então, já foram 13 edições com covers de Beatles e Raul Seixas (Raulzitles), Secos & Molhados (Nem Secos), The Doors (The Doors Cover), Queen (Lurex), Jethro Tull (Avatar), além de valorização de bandas viçosenses e grandes nomes da música nacional, como Jefferson Gonçalves. O próximo show está marcado para o dia 27 de março, e será protagonizado pelas bandas Zé Trindade e Zeppelin, no Galpão – espaço tradicional do evento.

In Concert
As bandas com “músicas próprias e apresentações mais trabalhadas” [Breno Carvalho] ganharam também um espaço para mostrar acordes originais e composições de alta qualidade musical. o espetáculo Musical Box in Concert estreou com o lirismo de Cálix, na ocasião de lançamento do DVD ao Vivo do grupo independente.

Para manter o estilo do In Concert, o próximo set list será ditado pelos argentinos do Violentango. O grupo extrai de bandoneon, violões e percussão elementos do Rock, Folk e música portenha, combinando-os ao tango tradicional do país de origem.

No Ar
Apesar de estilos e timbres destoantes, elas se encontram na qualidade sonora e na mudança de paradigmas de suas épocas. O blues de Sister Rosetta Tharpe, o rockabilly de Wanda Jackson, o rock psicodélico de Grace Slick, o Woodstock de Nansi Nevins, o folk de Joan Baez, o punk de Patti Smith e a voz forte e marcante de Janis Joplin mostraram a representatividade e a versatilidade que a mulher poderia trazer ao cenário da música.

É assim que as elas serão relembradas no Musical Box desta quinta-feira (11), em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (08 de março): como ícones que se tornaram influência e quebraram barreiras impunhando suas guitarras e extrapolando suas vozes.

Carlos Marques e Breno Carvalho também mostrarão uma retrospectiva em comemoração aos 6 anos no ar.

·······
Texto: Amanda Oliveira e Lara Marx
Imagem de Topo: Lara Marx (sobre foto do acervo pessoal de Carlos Marques)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s