Mi Sangre Latino, Mi Alma Cautiva

Inspirações
O show do grupo Violentango pelo Musical Box in Concert (sexta-feira, 23 de abril) e o contato com colombianos, cubanos e peruanos em Viçosa-MG e São Paulo-SP nos inspirou a mostrar a música Latina a partir de entrevistas, histórias e curiosidades na voz desses compositores e ouvintes.

Identidade Musical
Pela proximidade dos passados históricos, os países latinos constituíram uma unidade na variedade. A riqueza da música revela a história cultural de povos que formaram sua identidade a partir da mistura.

Com influências da música clássica, da polca e da valsa trazidas pelos europeus, unidas aos ritmos africanos preservados pelos escravos e aos sons típicos da tradição indígena, desenvolveram-se estilos que têm como essências o improviso, a espontaneidade, o hibridismo, a alegria, a sensualidade.

Seja com Tango, Milonga, Samba, Salsa, Mambo ou Cha Cha Cha, os latinos têm parte no desenvolvimento do Jazz, Hip Hop, Rhythm & Blues e Rock’n Roll – e contribuem de forma rica com fusões desses estilos, transportando para o cenário mundial sons originários, por exemplo, das ruas dos subúrbios.

Politicamente, as ditaduras minaram a expansão da música popular a partir da perseguição aos artistas mais influentes e que expressavam idéias de nação livre e igualitária. Foi a partir da extinção desses regimes que os cantores passaram a mostrar de forma mais clara a identificação que levou ao intercâmbio de composições e gravações entre os países de línguas e realidades já tão próximas.

Parcerias
É o caso por exemplo, da parceria entre Mercedes Sosa e os brasileiros Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Milton Nascimento (que no último sábado no Memorial da América Latina em São Paulo-SP realizou show em homenagem à cantora argentina).

Elis Regina também gravou um dos hinos do continente, Gracias a la vida (de Violeta Parra), além da canção Los Hermanos (de Atahualpa Yupanqui).

Premiação
A riqueza da música latina inspirou a criação da premiação Grammy Latino. Desde 2000, Brasil e México, os maiores vencedores, acumulam 97 troféus.

Programação
No primeiro post, você vai conhecer um pouco mais sobre a banda Violentango, com uma entrevista exclusiva, vídeo e fotos do show em Viçosa.

·············
Imagem de topo: Lara Marx sobre foto de monumento do Memorial da América Latina (SP, obra de Oscar Niemeyer)
*Título com frase em espanhol da canção Sangue Latino (Ney Matogrosso)

Anúncios

2 comentários sobre “Mi Sangre Latino, Mi Alma Cautiva

  1. Oba, adoro! 🙂
    Com certeza um amplo tema, com muito a explorar.
    Espero os posts enquanto me delicio com os videos aqui.
    =)

    • sou uma apaixonada pelo tema, e talvez por isso seja tão difícil escrever sobre – e também, por ser muito amplo. vamos tentar contar um pouco da música com depoimentos estrangeiros. aguarde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s